-
Arquitetos: Schwartz and Architecture
- Área: 325 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Richard Barnes
-
Fabricantes: Inter-lux, Marquis, Western Window Systems
Descrição enviada pela equipe de projeto. A relação precisa entre residência e a paisagem proporcionam inspiração para uma arquitetura especificamente adaptada ao terreno, convertendo-se em um dos seus melhores atributos. A residência trabalha em relação com os mecanismos da natureza, não para imitá-los às cegas, mas para expandir nossa compressão e experiência através da arquitetura.
A residência encontra-se entre a névoa e os carvalhos das colinas do vale de Sonoma na Califórnia. Os ramos livres dos carvalhos costeiros filtram a luz solar, capturando a umidade e os nutrientes dos seus hóspedes e eliminando os contaminantes do ar através da fotossíntese. Um organismo hipersensível, o líquen, é retirado ou morre em entornos adversos ou contaminados porém, rapidamente expande sua rede em condições vantajosas para o crescimento. É um indicador da saúde ambiental deste microclima único.
Começando com sua orientação e geometria solar estratégica, a residência deve sua forma às táticas térmicas passivas: a maximização da luz do dia e as vistas expansivas do sul protegidas pela sombra de um tramado metálico. Esse elemento ondulado é tanto uma referência formal à geometria dos líquens circundantes como uma referência espacial ao recriar a luz filtrada. Filtra o alto sol do verão e permite o aumento de calor solar no inverno quando o sol está baixo.
A envolvente da residência foi projetada integralmente no conceito e desenho poroso e respirável que aceita, filtra e processa as condições externas de forma muito similar aos líquens que inspiram o desenho. Um espaço de corredor sem acondicionamento orientado ao sul com uma série de janelas operáveis ao longo da ala privada do lar serve como amortecedor intermediário. Essa área protege os dormitórios da exposição direta ao sul, amortecendo a perda e ganho de calor, ao mesmo tempo em que promove o fluxo de ar natural, minimizando de maneira efetiva a área do piso acondicionado e cargas de calefação/refrigeração da casa.
As alas da casa são estendidas para as vistas longas e expansivas ao sul e oeste com a liberdade de marcar com precisão a orientação até pontos focais na paisagem. Logo, cada habitação é ajustada cuidadosamente ao seu próprio "microclima" espacial, levando em conta a privacidade, as vistas, a orientação solar, a qualidade da luz e o fluxo de ar. Uma série de jardins e espaços abertos funcionam de acordo com cada área do interior da casa.
Originalmente publicado em 23 de janeiro de 2018.